GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL


Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Bicicletas, preservativos e até TV são descartados no esgoto em Piracicaba (09/02/2016)

 

“O descarte irregular de materiais nas redes de esgoto de Piracicaba (SP) representa mais de 80% das causas dos entupimentos no sistema. As equipes de manutenção encontram bicicletas, televisões, preservativos, roupas e muito lixo nas redes da cidade. No mês de janeiro de 2016, a Águas do Mirante registrou aumento de 47% nos pedidos de desobstrução da rede, em relação aos outros meses de 2015. A concessionária responsável pela manutenção da rede de esgoto em Piracicaba recebeu 1.105 pedidos de desentupimento das redes, sendo que a média dos outros meses do ano passado foi de 750 ao mês. Segundo a concessionária, o volume de água na rede de esgoto aumenta nos meses mais chuvosos e isso faz com que o lixo seja arrastado para as redes. O mau uso das redes e o descarte irregular representam mais de 80% da cauda das obstruções. Além das bicicletas e televisão, são encontrados chinelos, garrafas, fraldas, luvas cirúrgicas, panos, meias e preservativos.”

 

(Disponível em: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/02/bicicletas-preservativos-e-ate-tv-sao-achados-no-esgoto-em-piracicaba-sp.html. Acesso em: 27 maio 2019)

 

Os lixos encontrados nas redes de esgoto de Piracicaba (SP) constituem sólidos grosseiros e devem ser removidos em qual nível e unidade de tratamento?


Nível prévio ou preliminar nas caixas de areia.
Nível prévio ou preliminar no tanque de equalização.
Nível prévio ou preliminar na unidade de gradeamento.
Nível primário na unidade de gradeamento.
Nível primário nos tanques de sedimentação.

As reformas urbanas em diversas cidades brasileiras, entre o final do século XIX e o início do século XX, lançaram as bases do moderno urbanismo brasileiro, em que se implantavam obras viárias, de saneamento básico e embelezamento paisagístico em conjunto com as bases legais para um mercado imobiliário em termos capitalistas. A população excluída desse processo era expulsa para os morros e para as franjas das cidades (MURTHA et al., 2015, p. 202).

 

MURTHA, Ney Albert; CASTRO, José Esteban; HELLER, Léo. Uma perspectiva histórica das primeiras políticas públicas de saneamento e de recursos hídricos no Brasil. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVIII, n. 3 n p. 193-210 n jul.-set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v18n3/1809-4422-asoc-18-03-00193.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.

 

Considerando a importância do saneamento, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.

 

I - A baixa cobertura dos serviços de saneamento no Brasil implica desdobramentos prejudiciais para a saúde das pessoas, principalmente aquelas de mais baixa renda, além das consequências negativas ao meio ambiente.

 

PORQUE

 

II - A utilização do saneamento como instrumento de promoção da saúde pressupõe a superação dos entraves tecnológicos, políticos e gerenciais, que dificultam a extensão dos benefícios a todos os brasileiros.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:

 

Escalada no risco ambiental: veja qual setor lidera emergências em Minas

 

No ano em que lida com uma das mais graves tragédias da mineração, o desastre da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, Minas Gerais assiste também à escalada de emergências ambientais de naturezas diversas, que fizeram com que o número de ocorrências dessa natureza registradas até terça-feira superasse em quase 15% o total registrado durante todo o ano passado. Em 2019, foram 427 incidentes em território mineiro até o dia 19, contra 373 em 2018. E, se os rompimentos de barragem representam disparadamente o maior impacto – Brumadinho, por exemplo, teve 255 mortos e ainda tem 15 desaparecidos – em termo de quantidade são os acidentes rodoviários com cargas perigosas que se destacam [...].

 

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/11/22/interna_gerais,1102909/escalada-no-risco-ambiental-veja-qual-setor-lidera-emergencias-em-mg.shtml. Acesso em: 4 dez. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

 

I – As emergências ambientais decorrem de fenômenos naturais ou são causadas por atividades humanas que modificam o meio ambiente.

II – Os fenômenos naturais são a base de transformação e evolução da natureza, ao provocarem distúrbios no meio ambiente.

III – Dentro da perspectiva da Saúde Pública os desastres são definidos pelos efeitos que causam nas pessoas.

IV – O Brasil tem como desastres mais frequentes os deslizamentos, as enchentes, as erosões, as secas, os incêndios florestais, as chuvas de granizo.

 

 

É correto o que se afirma em:

 


III, IV e V apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e VI apenas.

Desde os anos de 1960, o intenso desenvolvimento tecnológico ligava-se a grandes investimentos em pesquisas científicas, cujos custos só eram suportados pelas nações centrais (ZIONI, 2010).

Considerando o desenvolvimento e o saneamento, sobretudo relacionado às políticas públicas no Brasil, avalia as afirmativas a seguir:

I - As ações de saneamento do meio estão inter-relacionadas, de forma que a implantação parcial de algumas atividades poderá comprometer a eficiência de outras.

II – A Política Nacional de Saneamento não permite o investimento da iniciativa prova para desenvolvimento e ampliação da infraestrutura de saneamento básico.

III – O aumento da taxa de consumo de água de uma comunidade é, comumente, acompanhado por aumento dos efluentes, contaminado os cursos d’água superficiais e subterrâneos.

IIV – Entre os instrumentos financeiros da Política Nacional de Saneamento, estão o Orçamento Geral da União (OGU), os orçamentos dos estados e municípios e os recursos internacionais.

 

Após a análise das afirmativas é correto o que se afirma em:


Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos faz parte de um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações para prover e garantir o saneamento básico, estabelecido pela Lei Federal nº11445, em 2007, conhecida como Lei do Saneamento Básico.

Além dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, assinale a alternativa que também constitui um serviço de saneamento básico.


Identificação de áreas ambientalmente sensíveis. 
Esgotamento sanitário.
Manejo de áreas degradadas.
Gestão de bacias hidrográficas.
Controle da qualidade ambiental.

O saneamento ambiental é o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar níveis de Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural (FNS, s.d., p. 12).

 

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE – FNS. Manual do Saneamento. s.d. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/ambiente/Manual%20de%20Saneamento.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:

I – A demanda de água para atividades humanas cresceu bastante, principalmente, por causa do aumento populacional, do maior consumo e das atividades econômicas.

II – No Brasil, a cobertura da rede de coleta de esgotos vem se ampliando nas últimas décadas, assim como a construção das estações de tratamento de efluentes.

III – As ações de saneamento do meio necessitam de enfoque diferenciado conforme o local, respeitando as características locais culturais, sociais, ambientais e econômicas.

IV – A ausência de sistema de tratamento de efluentes não têm implicações na contaminação dos mananciais e, portanto, não inviabiliza o abastecimento de água.

 

Após a análise das afirmativas é correto o que se afirma em:


Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

O homem, desde seus ancestrais, procurou viver próximo a uma fonte de água qualquer. Por isso, a relação dos homens com a água é milenar e se expressava, já nas antigas civilizações, não apenas na organização do espaço das cidades e territórios, mas também como dependente da água para consumo e atividades diárias.

Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I – Existem documentos de antes de Cristo que mostram os cuidados com a qualidade da água, visto que recomendava-se acondicionar a água em vasos de cobre.

II – Os hebreus conheciam técnicas de clarificação das águas e obrigavam a lavagem das mãos antes das refeições e após o uso de sanitários e, os poços eram tampados.

III – Há relatos de Aristóteles (384 a.C a 322 a.C) sobre as correlações entre as águas das chuvas e os lençóis subterrâneos, entendendo que os rios se originariam das primeiras.

IV – As técnicas sanitárias passaram a ser objeto de preocupação de vários segmentos da sociedade, sobretudo no final dos anos 1840, na França, quando houve uma intensa discussão a respeito.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.


Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Páginas: 12345